Linhas de Pesquisa

O Programa de Neurociência Cognitiva e Comportamento está estruturado em duas linhas de pesquisa: (1) Psicobiologia, Neuropsicologia e Processos Psicológicos Básicos e (2) Neurociência Cognitiva Pré-clínica e Clínica. As linhas de pesquisa do programa reúnem o conhecimento científico e tecnológico das especialidades e incorporam com profundidade alguns dos temas mais desafiantes da área de concentração.

1. Linha de pesquisa Psicobiologia: Processos Psicológicos Básicos e Neuropsicologia

Essa linha de pesquisa congrega o estudo do comportamento e das bases neuropsicofisiológicas da cognição e dos processos psicológicos básicos, visando caracterizar, avaliar e compreender os mecanismos neurais subjacentes ao desenvolvimento, maturação, plasticidade, adaptação ao ambiente físico e social. Essa linha agregará estudos sobre a percepção, memória, aprendizagem, emoção, linguagem e psicofarmacologia em condições normais e patológicas, por meio da utilização de métodos psicofísicos, comportamentais, eletrofisiológicos e neuropsicológicos em humanos e animais. A ideia da linha de pesquisa é entender de que maneira o comportamento e o sistema nervoso estão associados e como são influenciados pelo ambiente físico e social. O entendimento das bases que compõem a cognição e o comportamento animal e humano estabelece uma visão conceitual integradora entre as neurociências e a psicologia.

Docentes: Carla Alexandra da Silva Moita Minervino, Flávio Freitas Barbosa; Marine Raquel Diniz da Rosa; Natanael Antônio dos Santos; Nelson Torro Alves

2. Linha de Pesquisa Neurociência Cognitiva Pré-clínica e Clínica

Congrega o estudo das bases psicofisiológicas e psicofarmacológicas do comportamento, da cognição e dos processos psicológicos básicos nas condições de avaliação clínica e pré-clínica em humanos e modelos animais. Destacam-se, nesta linha, os estudos pré-clínicos com animais e os estudos clínicos com pacientes com transtornos mentais e neurológicos ou submetidos a tratamentos farmacológicos. Os estudos visam determinar os efeitos potenciais e, principalmente, os riscos para o ser humano.

Docentes: Anna Alice Figueirêdo De Almeida; Liana Clébia Soares Lima de Morais; Margareth de Fátima Formiga Melo Diniz; Marine Raquel Diniz da Rosa; Melyssa K. Cavalcanti Galdino; Natanael Antonio dos Santos; Reinaldo Nóbrega Almeida.