Normas do processo seletivo do curso de pós-graduação lato sensu em Turismo de Base Local

O Diretor do Centro de Ciências Humanas Letras e Artes da Universidade Federal da Paraíba, usando de suas atribuições, torna público que as inscrições para o processo seletivo de alunos para o Curso de Pós-graduação lato sensu, nível de especialização, em Turismo de Base Local, devidamente autorizado pelo Consepe / UFPB, ministrado pelo Departamento de Comunicação e Turismo, deste Centro, estarão abertas entre o dia 25 de julho a 4 de agosto de 2011, de segunda à sexta-feira, no horário das 8 às 12 horas, na Coordenação do Curso de Graduação em Turismo – CCHLA / UFPB, sendo que o curso em questão apresenta as seguintes especificidades inerentes ao seu processo seletivo.

- Conforme o art. 17 do Regulamento do Curso em Turismo de Base Local / UFPB serão oferecidas 40 (quarenta) vagas, sendo 40 por cento delas, o correspondente a 16 (dezesseis), destinadas a profissionais pertencentes a Instituições da Administração Pública Municipal, Instituições da Administração Pública Estadual, Empresas Públicas/Sociedades de Economia Mista e Entidades Privadas sem Fins Lucrativos, com atuação no fomento ao turismo, sediadas na Paraíba. Esses profissionais, justamente por já atuarem em setores de fomento ao turismo, poderão ser graduados em qualquer área do conhecimento, e concorrerão entre si.
- As demais vagas, num total de 24 (vinte e quatro) serão destinadas a graduados, em cursos devidamente reconhecidos pelo MEC, numa das seguintes áreas: turismo, comunicação, hotelaria, administração, marketing, economia, ciências sociais, geografia, história, educação física e ecologia.
- Em caso de as 16 (dezesseis) vagas especiais não serem preenchidas, as remanescentes serão destinadas a candidatos aprovados que concorrentes às vagas comuns, de acordo com a ordem de classificação.
- O curso será totalmente gratuito, inclusive com isenção de pagamento de taxa de inscrição no processo seletivo e de matrícula.
- O curso será desenvolvido na forma de modalidade regular, tempo parcial, com metodologia de ensino presencial, e carga horária de 410 horas-aula
- As atividades do curso (aulas) serão realizadas às sextas-feiras das 18 às 22 horas, e aos sábados, nos horários de 8 às 12 e 14 às 18 horas.
- Documentos exigidos para a inscrição
- Cópia de diploma de graduação, sendo que para candidatos recém-graduados será aceito o Certificado de Conclusão de Curso a ser posteriormente substituído pelo competente diploma, em caso de candidatos aprovados e devidamente matriculados no curso.
- Cópia de Documento de Identidade.
- Currículo.
- Ficha de inscrição devidamente preenchida.
- Os candidatos pertencentes aos quadros profissionais das instituições de fomento ao turismo da Paraíba para concorrer entre si, nas 16 (dezesseis) vagas específicas, deverão comprovar sua situação empregatícia por meio de documento assinado pelo dirigente máximo da instituição a que pertencem, ou seu preposto.
- O processo seletivo será composto de prova escrita, com temática relativa a Turismo de Base Local, com peso 6 (seis), e entrevista (peso quatro).
- Na efetivação da inscrição os candidatos receberão a relação de assuntos que farão parte da prova, assim como a relação da bibliografia pertinente.
- A relação das inscrições deferidas e indeferidas, tarefa de competência da coordenação do curso, será fixada em lugar público e visível, no quadro de avisos da Coordenação do Curso de Graduação em Turismo da UFPB, até o dia 10 de agosto de 2011.

- Data de realização da prova escrita: 12 de agosto de 2011.
- Divulgação da relação dos aprovados na prova escrita, também habilitados para a entrevista: 17 de agosto.
- Data de divulgação do calendário e horário das entrevistas dos aprovados na prova escrita: 17 de agosto.
- Datas de realização das entrevistas: 22, 23 e 24 de agosto de 2011, nos horários das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas.
- Divulgação do resultado final: 26 de agosto de 2011.
- Período de matrícula: 29 de agosto a 3 de setembro de 2011.
- Início das atividades do curso: 16 de setembro de 2011.