A inclusão é uma responsabilidade institucional compartilhada, e o sucesso da permanência e do desenvolvimento acadêmico de cada estudante é um reflexo direto da sensibilidade, da proatividade e do acolhimento de toda a nossa comunidade.
I. Base Legal e Responsabilidade Compartilhada
É imperativo reiterar que a inclusão está ancorada em sólidos preceitos legais, como a Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015) e a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (com status de Emenda Constitucional).
Em nosso contexto, a Política de Inclusão e Acessibilidade da UFPB, estabelecida por Resolução do CONSUNI, CONSEPE, e a atuação do Comitê de Inclusão e Acessibilidade (CIA), garantem o arcabouço normativo para o nosso trabalho. Essas normativas consagram Gestores, Docentes e Servidores Técnicos Administrativos como parte essencial e corresponsável por criar um ambiente educacional que promova a igualdade de oportunidades e o combate a todas as formas de discriminação.
II. Alerta e Solicitação de Atenção para o Próximo Semestre
Com o planejamento do próximo período, destacamos dois pontos cruciais que demandam atenção redobrada:
Nestes casos, a observação e o acolhimento do docente ou gestor são o primeiro passo, uma vez que por ampla concorrência, não há identificação específica da condição. Pedimos gentilmente que estes estudantes sejam conduzidos e orientados a buscar o apoio técnico especializado do CIA, a fim de que sejam avaliados e recebam o suporte adequado, transformando desafios em oportunidades de aprendizado.
Acreditamos que, com a manutenção do espírito leve, sensível e acolhedor de nossa comunidade acadêmica e com a renovação do nosso compromisso institucional, construiremos juntos um semestre ainda mais inclusivo e acessível. Em anexo, alguns manuais importantes norteadores.
Contando sempre com a parceria de Vossa Senhoria, subscrevemo-nos.
Atenciosamente,
Manuais e documentos importantes referentes à inclusão e acessibilidade: