O curso de Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais (LEA-NI), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), teve sua vinculação à Associação Internacional de Línguas Estrangeiras Aplicadas (AILEA) aprovada por unanimidade, em Assembleia Geral realizada no dia 12 de junho de 2025, na prestigiada Sorbonne Université, em Paris, França.
A Assembleia integrou a programação do Congresso Anual da AILEA, que este ano teve como tema “La commercialisation du bien-être”, reunindo docentes e pesquisadores de diferentes países em torno de debates interdisciplinares sobre ensino de línguas, profissionalização discente, inovação pedagógica e articulação entre universidade e setor econômico.
Com recursos próprios, somados ao apoio da Maison du Brésil e da AILEA, a professora Maria Rennally Soares, coordenadora do curso LEA-NI, representou a UFPB e participou da referida missão acadêmica, apresentando o histórico, os fundamentos curriculares e as ações institucionais que conferem ao curso um perfil internacional e interdisciplinar. A vinculação à AILEA reforça o compromisso do LEA-NI com redes acadêmicas globais voltadas à formação crítica e multilíngue, além de ampliar as possibilidades de cooperação científica e de mobilidade docente e discente com instituições parceiras da associação.
A AILEA, fundada em 2009 como extensão internacional da tradicional ANLEA (França, 1972), reúne professores e pesquisadores dedicados às línguas estrangeiras aplicadas, promovendo encontros anuais em parceria com universidades da Europa, África e América Latina.