Professores

COORDENAÇÃO

Profa. Dra. Melyssa Kellyane Cavalcanti Galdino – Coordenadora do Programa (Lattes)
Profa. Dra. Carla Alexandra da Silva Moita Minervino– Vice-Coordenadora do Programa (Lattes)


1) Psicobiologia, Neuropsicologia e Processos Psicológicos Básicos

Bernardino Fernández Calvo [LATTES]

Doutorado em Psicologia Clínica e da Saúde (Neuropsicologia,) Universidade de Salamanca, 2002.

E-mail: bfcalvo@usal.es

Possui Graduação e Licenciatura em Psicologia, ambos concluídos na Faculdade de Psicologia da Universidade de Salamanca (Espanha). Doutorado em Psicologia Clínica e da Saúde (Neuropsicologia) pela Universidade de Salamanca (2002). Atualmente, é Professor Adjunto I no Departamento de Psicologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), coordenador do Serviço de Neuropsicologia do Envelhecimento (SENE), vice coordenador do GT Neuropsicológica na ANPPEP (Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Psicologia) e membro da Cochrane Review Groups (CRGs), focada em revisões sistemáticas na área de saúde.

Coordenador do Serviço de Neuropsicologia do Envelhecimento – SENE [LINK]


Carla Alexandra da Silva Moita Minervino [LATTES]

Doutorado em Neurociência Cognitiva e Comportamental , Universidade Federal da Paraíba, 2004.

E-mail: carla_moita@hotmail.com

Professor Associado da Universidade Federal da Paraíba. Professor do Programa de Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado em Neurociência Cognitiva e Comportamental (PPgNeC), Linha de pesquisa Psicobiologia: Processos Psicológicos Básicos e Neuropsicologia. Líder do grupo de pesquisa: Estudos em Saúde Mental, Educação e Psicometria (NESMEP), Coordenador do Laboratório de Neurociências, Educação e Saúde (LabNES). Membro do Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (IBAP). Membro do Grupo de Pesquisadores de Avaliação Cognitiva e Neuropsicológica da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP).

Líder do grupo de pesquisa: Estudos em Saúde Mental, Educação e Psicometria – NESMEP [LINK]

Coordenadora do Laboratório de Neurociências, Educação e Saúde – LabNES


Flávio Freitas Barbosa [LATTES]

Doutorado em Psicobiologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011.

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005), com mestrado em Psicobiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007) e doutorado pela mesma instituição (2011). Tem como principal interesse o estudo dos mecanismos neurais da memória episódica e memória de reconhecimento através do uso de modelo animal. Também estuda a memória episódica em seres humanos a partir de uma perspectiva translacional. Coordenador do Laboratório de estudos em memória e cognição (LEMCOG) e professor orientador do Programa de Pós-Graduação em Neurociência Cognitiva e Comportamento da UFPB (Mestrado e Doutorado).

E-mail: barbosa.flaviof@gmail.com

Coordenador do Laboratório de Estudos em Memória e Cognição – LEMCOG [LINK]


Leonardo de Sousa Fortes [LATTES]

Doutorado em Psicologia, Universidade Federal de Juiz de Fora, 2015.

Graduado em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Mestre em Educação Física na Universidade Federal de Juiz de Fora. Doutor em Psicologia na Universidade Federal de Juiz de Fora. Pós-Doutorado em Ciências do Desporto na Faculdade de Desportos da Universidade do Porto (Portugal). Pós-Doutorado em Educação Física no Programa Associado de Pós-Graduação UPE/UFPB. Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Educação Física da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Líder dos grupos de pesquisa “Psicologia Aplicada ao Esporte e Exercício” (CNPq) e “Grupo de Estudos e Pesquisas em Exercício Físico e Desempenho Esportivo” (CNPq). Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Neurociência e Comportamento (Mestrado e Doutorado) da Universidade Federal da Paraíba.

E-mail: leodesousafortes@hotmail.com

Coordenador do Grupo de Pesquisa de Psicologia Aplicada ao Esporte e Exercício [LINK]

Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Exercício Físico e Desempenho Esportivo [LINK]


Luiz Carlos Serramo Lopez [LATTES]

Doutorado em Ecologia, Universidade do Rio de Janeiro, 2004.

Biólogo formado no Instituto de Biologia da UFRJ , com mestrado e doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) onde coordena o Laboratório de Ecologia Comportamental e Psicobiologia. É pesquisador colaborador do programa “Mente Aberta” de pesquisa e extensão em mindfulness da Unifesp. É orientador credenciado nos Programas de Pós Graduação em Neurociência Cognitiva (PPGNeC) e Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema) da UFPB. Atua na área de cognição ambiental, bem-estar subjetivo, neurociências e mindfulness. 

E-mail: lcslopez@gmail.com

Coordenador do Laboratório de Ecologia Comportamental e Psicobiologia – LECOPSI [LINK]


Marine Raquel Diniz da Rosa [LATTES]

Doutorado em Farmacologia, Universidade Federal da Paraíba, 2011.

Graduação em Fonoaudiologia pelo Centro Universitário de João Pessoa-UNIPÊ (2002), mestrado em Fonoaudiologia pela Universidade Tuiuti do Paraná-UTP (2007) e doutorado em Farmacologia pela Universidade Federal da Paraíba-UFPB (2011). Professora Adjunto IV do curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal da Paraíba-UFPB.Foi pesquisadora visitante da Universidade de Manchester-UK (2012). Docente e pesquisadora dos Programas de Pós-graduação em Neurociência Cognitiva e Comportamento- PPgNeC e de Fonoaudilogia-PPGFON. Vice-coordenadora Pró-Tempore do PPGFON.

E-mail: mrdrosa@yahoo.com.br

Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Audição, Equilíbrio e Zumbido – GEPAEZ [LINK]


Melyssa K. Cavalcanti Galdino [LATTES]

Doutorado em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento, Universidade Federal de Pernambuco, 2011.

Professora Adjunta do departamento de Psicologia da Universidade Federal da Paraíba ( UFPB), e professora/ orientadora do programa de Pos graduação em Neurociências Cognitiva e Comportamento da UFPB. Têm experiência na área de psicologia clínica com ênfase na intervenção terapêutica nos transtornos ansiosos, depressivos e de personalidade pela Terapia Cognitivo – Comportamental.Seus principais temas de atuação são psicologia cognitivo – comportamental, neurociências clínica e comportamento, processos básicos, percepção visual, ingestão de álcool e psicologia da saúde. 

E-mail: melyssa_cavalcanti@hotmail.com

Coordenadora do Laboratório de Pesquisas em Cognição e Comportamento- LAPECC [LINK]


Natanael Antônio dos Santos [LATTES]

Doutorado em Neurociências e Comportamento, Universidade de São Paulo, 2000.

Professor Titular em Neurociências e Comportamento da Universidade Federal da Paraíba, Idealizou e liderou a criação do Programa de Pós-graduação em Neurociência Cognitiva e Comportamento da UFPB (primeiro coordenador), coordenador dos Laboratórios de Percepção, Neurociências e Comportamento (LPNeC-UFPB) e Psicologia Experimental. Professor colaborador da pós-graduação da Universidade Federal de Pernambuco, pesquisador colaborador da Universidade de São Paulo, consultor ad hoc da FAPESP e da FECEPE, sócio da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC), membro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), membro fundador do Instituto Brasileiro de Neuropsicologia e Comportamento, membro fundador – Brazilian Association for Research in Vision and Ophthalmology.

E-mail: natanael_labv@yahoo.com.br

Coordenador do Laboratório de Percepção, Neurociências e Comportamento – LPNeC [LINK]


Nelson Torro Alves [LATTES]

Doutorado em Psicobiologia, Universidade de São Paulo, 2008.

Graduado em Psicologia pela USP-Ribeirão Preto. Mestrado e Doutorado em Psicobiologia pela USP-RP (2008), com período de Doutorado (Sandwich) na Universidade de Barcelona, Espanha. Atualmente, é Professor Associado no Departamento de Psicologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Foi coordenador do GT Psicobiologia, Neurociências e Comportamento na Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Psicologia – ANPPEP (2014-2016). Possui mais de 40 artigos publicados em revistas nacionais e internacionais e 22 capítulos de livros. Já orientou 13 dissertações de mestrado e 36 orientações de iniciação científica (PIBIC e PIVIC). Coordena o Laboratório de Ciências Cognitivas e Percepção na UFPB, realizando pesquisas nas linhas temáticas: 1) reconhecimento e percepção de faces; e 2) aspectos neuropsicológicos da emoção e cognição nos transtornos psiquiátricos e neurodegenerativos. 

E-mail: nelsontorro@yahoo.com.br

Coordenador do Laboratório de Ciências Cognitivas e Percepção – LACOP


Rodrigo Ramalho Aniceto [LATTES]

Graduado em Educação Física pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB, 2009), Mestre em Educação Física pela Universidade de Pernambuco (UPE, 2012) e Doutor em Educação Física pela UFPB (2016). Entre 2017 e 2018 foi Professor Efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), e desde 2018 aos dias atuais é Professor Efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) do campus Currais Novos-RN. Professor Colaborador nos cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-graduação em Neurociência Cognitiva e Comportamento da UFPB. Coordenador da Academia Escola do IFRN e Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Biomecânica e Psicofisiologia do Exercício (GETEPS) cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Membro pesquisador de grupos de pesquisa da UFPB e da UFBA, bem como têm parcerias com pesquisadores do Brasil e do Exterior em projetos de pesquisa e produção científica. Membro do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis) do Ministério da Educação (MEC). Autor do livro – Musculação: aspectos fisiológicos, metodológicos e nutricionais, de vários capítulos de livro, resumos e de artigos científicos com fator de impacto nacionais e internacionais. Revisor de periódicos nacionais e internacionais indexados com fator de impacto. Orientador de trabalhos na graduação (monitoria, IC, TCC e etc) e pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado). Participou como membro titular de banca examinadora de diversas seleções e concursos públicos (ex.: CORREIOS, UFBA). Recebeu diversos prêmios e homenagens. Tem experiência e desenvolve pesquisas na área de Educação Física no campo da Saúde, com ênfase no treinamento de força e de restrição de fluxo sanguíneo, metabolismo energético, avaliação e intervenção no sistema neuromusculoesquelético, psicofisiologia do exercício e biomecânica clínica. Research Gate: https://www.researchgate.net/profile/Rodrigo_Aniceto. E-mail e Skype: rodrigo-afa@hotmail.com

E-mail: rodrigo-afa@hotmail.com


Suellen Marinho dos Santos Andrade [LATTES]

Doutorado em Psicologia Social, Universidade Federal da Paraíba, 2014.

Graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestrado e Doutorado em Psicologia pela mesma instituição. Estágio Doutoral em Estimulação Cerebral Não-Invasiva na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pós-Doutorado em Neurociências (UFPB). Fellowship Reviewer – Stroke Association. Atualmente, é Professora Adjunta do curso de Graduação em Fisioterapia e Docente Permanente dos Cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Neurociência Cognitiva e Comportamento (PPGNeC/UFPB). Coordena o Laboratório de Estudos em Envelhecimento e Neurociências (LABEN). Encontra-se vinculada a Cochrane Collaboration/Paraíba/Brasil.

E-mail: suellenandrade@gmail.com

Coordenadora do Laboratório de Estudos em Envelhecimento e Neurociências


Thiago Siqueira Paiva de Souza [LATTES]

Possui Graduação em Licenciatura Plena em Educação Física e Especialização em Fisiologia do Exercício pela Universidade Federal da Paraíba, Mestrado em Educação Física com aprofundamento em Cineantropometria e Desempenho humano pelo Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade de Pernambuco e Universidade Federal da Paraíba e Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pelo PRODEMA/UFPB. Trabalha na UFPB como professor onde ministra disciplinas para os cursos de Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas, Medicina Veterinária, Zootecnia e Licenciatura e Bacharelado em Educação Física. Atualmente é professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Neurociências cognitiva e comportamento e desenvolve atividades de pesquisa e extensão em Exercícios verdes, Neurociência, Comportamento, Meio Ambiente e seus efeitos sobre a cineantropometria, imunologia, desempenho, neurofisiologia e desenvolvimento sustentável.

E-mail: tsps@academico.ufpb.br


2) Neurociência Cognitiva Pré-clínica e Clínica 

Anna Alice Figueirêdo De Almeida [LATTES]

Doutorado em Psicobiologia, Universidade Federal de São Paulo, 2009.

Possui graduação em Fonoaudiologia pelo Centro Universitário de João Pessoa, UNIPÊ (2001); especialização em Comunicação e Voz pela Universidade de São Paulo, USP (2003); especialização em Voz pelo Centro de Estudos da Voz, CEV (2005); Mestrado Acadêmico em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP (2005), Doutorado em Ciências (Psicobiologia) pela Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP (2009) e Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia) da Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, sob a supervisão da Dra. Mara Behlau (2016). Possui título de Especialista em Voz pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (nº 6157/15). Atualmente é Bolsista de Produtividade do CNPq, nível 2; Professora Associada, nível II, do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Professora Permanente do Programa Associado de Pós-Graduação em Fonoaudiologia (PPgFon) UFPB/UFRN, do Programa de Pós-Graduação em Neurociência Cognitiva e Comportamento (PPGNeC) e do Programa de Pós-Graduação em Modelos de Decisão e Saúde (PPgMDS).

E-mail: anna_alice@uol.com.br

Líder do grupo de pesquisa do Laboratório Integrado de Estudos da Voz – LIEV [LINK]


Cícero Francisco Bezerra Felipe [LATTES]

Doutorado em Farmacologia, Universidade Federal do Ceará, 2009.

Graduado em Farmácia (1999), com habilitação em Análises Clínicas e Toxicológicas (2001) pela Universidade Federal do Ceará – UFC, possui Mestrado (2004) e Doutorado (2009) em Farmacologia, ambos pelo Programa de Pós-graduação em Farmacologia da UFC e Pós-doutorado em Farmacologia (2018) junto ao Programa de Pós-graduação em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos – PgPNSB da Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Atualmente está vinculado à UFPB, onde atua como Professor Adjunto de Bioquímica no Departamento de Biologia Molecular – DBM/CCEN  e como Membro Permanente do Programa de Pós-graduação em Neurociência Cognitiva e Comportamento – PPGNeC/CCHLA (mestrado e doutorado).

E-mail: cicero@dbm.ufpb.br

Coordenador do Laboratório de Farmacologia e Bioquímica Experimental – LAFABE [LINK]

Líder do Grupo de Estudos em Farmacologia e Bioquímica Experimental [LINK]


Giciane Carvalho Vieira [LATTES]

Professora Associada da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) vinculada ao Departamento de Morfologia do Centro de Ciências da Saúde (CCS) onde leciona a disciplina Histologia Humana ofertada aos cursos de Farmácia e Medicina. Possui mestrado e doutorado em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos (área de concentração: Farmacologia) pela UFPB, residência em Patologia Clínica – Análises Clínicas pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP – HCFMUSP, graduação em Farmácia-Bioquímica pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Coordenadora e orientadora do projeto de ensino em monitoria intitulado “Monitoria em Histologia: despertando o interesse pela carreira docente e a cooperação acadêmica entre discentes e docentes na melhoria do processo ensino-aprendizagem”. Coordenadora do projeto de extensão intitulado “Histológico: A Histologia como estratégia de interação entre a ciência e a comunidade”. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Neurociência e do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia. Tem experiência nas áreas de Imunofarmacologia, Análises Clínicas e Morfologia com ênfase em Histologia, atuando principalmente na linha de pesquisa estudo observacional, experimental e ensaio clinico sobre obesidade e síndrome metabólica. 

E-mail: gicianecvieira@gmail.com


Liana Clébia de Morais Pordeus [LATTES]

Doutorado em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos, Universidade Federal da Paraíba, 2004.

Graduada em Farmácia pela Universidade Federal da Paraíba (1993), Mestrado em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos pela Universidade Federal da Paraíba (1995) e Doutorado em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos pela Universidade Federal da Paraíba (2004). Atualmente é professora Associada da Universidade Federal da Paraíba, ensinando Psicofarmacologia (DP/CCHLA), Fisiologia e Neurofisiologia no DFP/CCS (graduação) e bioestatística na pós-graduação.

E-mail: lianaltf@hotmail.com


Maria José Nunes Gadelha [LATTES]

Graduação (2010), Mestrado (2013) e Doutorado (2016) em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professora Adjunta do Curso de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN/FACISA) e Líder do Grupo de Pesquisa Aplicada em Cognição e Comportamento (GPACC/UFRN). Atua como colaboradora do Programa de Pós-graduação em Neurociência Cognitiva e Comportamento (PPGNeC/UFPB). Tem experiência na área de Psicologia Clínica com ênfase na Terapia Cognitivo-comportamental (TCC), atuando como coordenadora de projetos de pesquisa e extensão na área de processos psicológicos básicos e clínicos. É orientadora de estágio supervisionado, vinculado ao Servido-Escola de Psicologia (SEPA/FACISA), com atividades voltadas para grupos psicoterapêuticos com foco em regulação emocional, tratamento da ansiedade e Treinamento de Habilidades Sociais (THS). É membro da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC) e da Associação de Terapias Cognitivas do Estado do Rio Grande do Norte (ATC/RN, afiliada a FBTC). 

E-mail: maria.gadelha@ufrn.br


Marine Raquel Diniz da Rosa [LATTES]

Doutorado em Farmacologia, Universidade Federal da Paraíba, 2011.

Graduação em Fonoaudiologia pelo Centro Universitário de João Pessoa-UNIPÊ (2002), mestrado em Fonoaudiologia pela Universidade Tuiuti do Paraná-UTP (2007) e doutorado em Farmacologia pela Universidade Federal da Paraíba-UFPB (2011). Professora Adjunto IV do curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal da Paraíba-UFPB.Foi pesquisadora visitante da Universidade de Manchester-UK (2012). Docente e pesquisadora dos Programas de Pós-graduação em Neurociência Cognitiva e Comportamento- PPgNeC e de Fonoaudilogia-PPGFON. Vice-coordenadora Pró-Tempore do PPGFON.

E-mail: mrdrosa@yahoo.com.br

Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Audição, Equilíbrio e Zumbido – GEPAEZ [LINK]


Margareth de Fátima Formiga Melo Diniz [LATTES]

Doutorado em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos, Universidade Federal da Paraíba, 2000.

Graduada em Farmácia Habilitação III (1981) e Medicina (1987) pela Universidade Federal da Paraiba. Mestrado e Doutorado em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos pela Universidade Federal da Paraiba (2000) e pós-doutorados em Biotecnologia pela Rede Nordeste de Biotecnologia – RENORBIO. Professora Titular da Universidade Federal da Paraiba. Pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq; Pesquisa e orienta Mestrado e Doutorado na área de Farmacologia, com ênfase em Toxicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: plantas medicinais, fitoterapia, medicamentos, toxicologia não clínica e Farmacologia Clínica (fases I e II).

E-mail: margateth@ccs.ufpb.br


Melyssa K. Cavalcanti Galdino [LATTES]

Doutorado em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento, Universidade Federal de Pernambuco, 2011.

Professora Adjunta do departamento de Psicologia da Universidade Federal da Paraíba ( UFPB), e professora/ orientadora do programa de Pos graduação em Neurociências Cognitiva e Comportamento da UFPB. Têm experiência na área de psicologia clínica com ênfase na intervenção terapêutica nos transtornos ansiosos, depressivos e de personalidade pela Terapia Cognitivo – Comportamental.Seus principais temas de atuação são psicologia cognitivo – comportamental, neurociências clínica e comportamento, processos básicos, percepção visual, ingestão de álcool e psicologia da saúde. 

E-mail: melyssa_cavalcanti@hotmail.com

Coordenadora do Laboratório de Pesquisas em Cognição e Comportamento- LAPECC [LINK]


Mirian Graciela da Silva Salvadori [LATTES]

Doutorado em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos, Universidade Federal da Paraíba, 2013.

Mirian Graciela da Silva Stiebbe Salvadori graduou-se em Farmácia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do RS (UNIJUÍ) em 2005. Concluiu sua Pós-Graduação Lato Sensu (Especialização) em Biologia Humana, pela mesma Universidade em janeiro de 2008. Pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) realizou mestrado em Farmacologia o qual foi concluído em novembro de 2009. Cursou doutorado em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos na área de concentração em Farmacologia na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Atualmente é professora efetiva do Departamento de Psicologia da Universidade Federal da Paraíba e orientadora do Programa de Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado em Neurociência Cognitiva e Comportamento.

E-mail: mirian.salvadori@gmail.com


Natanael Antônio dos Santos [LATTES]

Doutorado em Neurociências e Comportamento, Universidade de São Paulo, 2000.

Professor Titular em Neurociências e Comportamento da Universidade Federal da Paraíba, Idealizou e liderou a criação do Programa de Pós-graduação em Neurociência Cognitiva e Comportamento da UFPB (primeiro coordenador), coordenador dos Laboratórios de Percepção, Neurociências e Comportamento (LPNeC-UFPB) e Psicologia Experimental. Professor colaborador da pós-graduação da Universidade Federal de Pernambuco, pesquisador colaborador da Universidade de São Paulo, consultor ad hoc da FAPESP e da FECEPE, sócio da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC), membro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), membro fundador do Instituto Brasileiro de Neuropsicologia e Comportamento, membro fundador – Brazilian Association for Research in Vision and Ophthalmology.

E-mail: natanael_labv@yahoo.com.br

Coordenador do Laboratório de Percepção, Neurociências e Comportamento – LPNeC [LINK]


Severino Aires de Araújo Neto [LATTES]

Graduado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com internato na University of Miami School of Medicine (EUA) (1997); Certificado pelo Educational Commission For Foreign Medical Graduates (ECFMG) para exercício da medicina em treinamento nos EUA (1998). Residência médica em Radiologia e Diagnóstico por Imagem pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (HB-FAMERP), SP, (2002); Título de Especialista do Colégio Brasileiro de Radiologia/AMB (2002). Mestre (2004) e doutor (2010) pela Faculdade de Ciências Médicas (FCM) UNICAMP. Médico assistente do Departamento de Radiologia da FCM UNICAMP (2002-2005). Coordenador da Área de Saúde das Faculdades Integradas de Patos (FIP) (2006-2007. Professor adjunto do curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba (FCM PB) (2006-2011). Professor Adjunto do curso de Medicina da UFPB desde 2011. Assessor de Pesquisa do Centro de Ciências Médicas e também coordenador Núcleo de Estudos e Pesquisas em Imaginologia (NEPI) UFPB, desde 2013. Coordena projetos de pesquisa relacionados ao estudo por imagem da anatomia, distúrbios e malformações crânio-cervicais, com ênfase na junção crânio-vertebral. Médico do serviço de ressonância magnética do Hospital da UNIMED de João Pessoa. É autor e co-autor de vários capítulos de livros e artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais (SciElo e Medline).

E-mail: severinoaires@hotmail.com