EXTENSÃO

Atendimento Psicológico a Dependentes Químicos e Seus Familiares

O uso abusivo de drogas tem sido uma problemática no que diz respeito ao aumento perceptível no consumo entre crianças, adolescentes e jovens. Tal questão ameaça não apenas a sociedade, mas também os familiares e escolas. Com isso, o Projeto de Extensão em Atendimento Psicológico a Dependentes Químicos e seus Familiares  propõe como atendimento primário,  a dependentes químicos e seus familiares, visando a busca da compreensão da dinâmica psicossocial desses indivíduos de modo a diminuir o uso abusivo de drogas e facilitar a sua reinserção familiar. Maneja como recurso grupos terapêuticos com os usuários e com familiares, bem como o atendimento individual de apoio psicológico para ambos.

Atualmente, a Extensão oferece suporte à organização “Amor Exigente”, que fornece apoio e orientação aos familiares de dependentes químicos e às pessoas com comportamentos inadequados, a partir da perspectiva de grupo terapêutico que baseia-se em apoio emocional mútuo, escuta, acolhimento e esclarecimento em prol de mudanças de comportamento. Possui como finalidade, portanto, o engajamento dos familiares no tratamento orientando-os acerca do tratamento e da reinserção do paciente na família e na sociedade. Este grupo é de auto-ajuda onde se trabalha a temática da dependência química (álcool e drogas) a das conseqüências desta para o indivíduo e para a sua família. Há exposição de temáticas sugeridas por eles, ou pela equipe, e depoimentos de recaídas e recuperação.

Além disso, atendendo às demandas discentes dentro do curso de Psicologia na UFPB acerca da Saúde Mental, a Extensão passou a incluir em suas atribuições, o acolhimento estudantil, visando fornecer atendimento psicológico individual e o acolhimento a partir de Grupo Terapêutico, sendo este o Grupo de Acolhimento Psicológico ao Estudante (GRAPE), tratando sobretudo, a saúde mental dos estudantes. O grupo é aberto, sendo constituído por cerca de 10 a 15 participantes e dirigido pela equipe do projeto de extensão, bem como podendo contar também com a colaboração de outros profissionais para a exposição de palestras pertinentes ao tema (médicos clínicos, enfermeiros, psiquiatras, etc..).

O Projeto de Extensão conta também, com um Grupo de Estudo e Supervisão, onde são realizados encontros uma vez por semana por psicólogos e estagiários de psicologia, no trabalho de recuperação dos dependentes químicos, onde são debatidos os referenciais e aportes teóricos que embasam a prática profissional do grupo operativo e do lidar com as drogas, no sentido de entender seu funcionamento, sua decorrência e suas reações no corpo humano.