II Ciclo de Formação e Construção de Saberes do CCHLA
No dia 25 de fevereiro, o CCHLA realizou o “II Ciclo de Formação e Construção de Saberes do CCHLA”.
Na primeira mesa do evento, o diretor, Prof. Rodrigo Freire, a vice-diretora, Profª. Thais Máximo, e a Assessoria de Graduação do CCHLA, nas pessoas do Prof. Felipe Santos e da técnica Polyana Souza, apresentaram ao conjunto de Chefes de Departamentos, Coordenadores de Cursos de Graduação e membros de NDEs e colegiados de cursos indicadores relacionados à qualidade de ensino da graduação do CCHLA, o que incluiu dados de ingressantes, matrículas ativas, evasão, retenção, reprovação, taxa de sucesso e aluno equivalente, dentre outros. Além disso, foi discutido como esses indicadores impactam o orçamento das universidades federais.
Apresentados em série histórica de 2018-2025, e detalhando a realidade específica de cada um dos cursos de graduação do CCHLA, a discussão e a análise crítica desses indicadores se constituem como um instrumento importante para que os cursos de graduação façam seu planejamento de estratégias de melhoria da qualidade do ensino, articulando os dados quantitativos com a discussão qualitativa das suas realidades.
Na segunda mesa, foram discutidas as políticas de estágio para a graduação, considerando as normativas que regulam o tema, além de estratégias para boas práticas, além das dificuldades relacionadas com o tema. Estiveram presentes nessa mesa a Profª. Sabrina Grisi, Coordenadora Geral de Estágio da PRG/UFPB, a Profª, Angélica Araújo, Coordenadora de Estágio dos Cursos de Letras Inglês, Letras Francês e Letras Espanhol (CCHLA) e o Prof. Eduardo do Nascimento Bezerra, coordenador de estágio do curso de Psicologia (CCHLA).
Tal evento, além de cumprir uma meta do Planejamento Estratégico 2024-2026 do CCHLA, representa o compromisso do nosso centro com a gestão e o planejamento participativos, realizado de forma dialógica e colegiada, visando a melhoria da qualidade do ensino.
A Direção do CCHLA agradece à Reitoria da UFPB pela parceria na realização do evento, com especial destaque à PROPLAN UFPB e à PRG.
