banner ao vivo

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Acontecerá nos próximos dias 20 e 21 de agosto, no auditório 411 do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (UFPB), João Pessoa-PB, o IV Seminário Nacional O Futuro do Trabalho. O evento é uma iniciativa da rede de pesquisadores brasileiros e estrangeiros encabeçada pelo Prof. Dr. Antonio Cattani (UFRGS), que vem nos últimos anos desenvolvendo estudos que buscam analisar e debater os temas candentes relacionados às transformações no mundo do trabalho.

Conforme o folder de apresentação do Seminário, “o trabalho, seja ele assalariado ou por conta própria, institucionalizado ou informal, coletivo ou individual, presencial ou virtual, continua ocupando um lugar central na produção da riqueza, na construção da identidade dos indivíduos, condicionando as condutas coletivas e as relações sociais. Globalização, reestruturação produtiva, ampliação da esfera serviços e intensificação da composição técnica do capital etc. afetam de maneira rápida, profunda e continua a esfera produtiva e os trabalhadores. O tempo não para e tampouco as transformações socioeconômicas. O que podemos esperar para os próximos anos? A intensificação do uso da tecnologia provocará maior desemprego e precarização? O microempreendedorismo anulará a informalidade? A economia criativa reduzirá ou aumentará a carga de trabalho? Podemos esperar melhores ou piores condições de trabalho?”

Nesta edição estão previstas uma programação com o lançamento oficial dos livros Trabalho: horizonte 2021 e Work: towards 2021, ambos publicados pela Escritos Editora (Veja Site). Também estão previstas quatro mesas redondas compostas de pesquisadores de universidades do Rio Grande do Sul, São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro,  Paraíba, Rio Grande do Norte, além de duas participações internacionais, a de Octavio Maza, da Universidad de Aguascalientes-México, e de Christian Azaïs, da Université de Picardie Jules Verne-França, atualmente atuando como Professor Visitante no IESP-UERJ. A programação também conta com apresentações dos pesquisadores membros do Laept-UFPB.

Os organizadores convidam a comunidade acadêmica, e demais interessados, para participarem desse espaço de reflexão coletiva. Inscrições serão realizadas apenas presencialmente no primeiro dia do evento. Veja abaixo a Folder-Programação disponível para download.

ico-pdfINCT – Folder – IV Seminário O Futuro do Trabalho

INCT - Cartaz - IV Seminário O Futuro do Trabalho