SUAPE, o Novo Desenvolvimento e os Conflitos do Trabalho

 
Este projeto de pesquisa compõe um esforço de investigação mais amplo, que se articula no âmbito do Laboratório de Políticas Públicas e Trabalho (LAEPT). A hipótese principal que norteia o projeto “guarda-chuva” é a de que a reedição de discursos e práticas referidos à ideia de desenvolvimento produz deslocamentos importantes nas dinâmicas sociais que implicam sobre o trabalho, as políticas públicas, a ação coletiva, a participação política, entre outros aspectos. No que refere particularmente a este projeto de pesquisa, a atenção se concentra sobre a problemática do trabalho, especialmente quanto às dimensões social e política nela implicadas. Busca-se discutir, pela ótica do trabalho e de seus conflitos, a emergência de uma nova agenda de desenvolvimento no Brasil. Seu foco são as revoltas e greves dos trabalhadores que atuam nos empreendimentos do Complexo Industrial Portuário de Suape e a dinâmica sindical que vem se estabelecendo na região. Assim, por meio de um estudo focado no Complexo Industrial Portuário de Suape, empreendimento situado na Região Metropolitana de Recife, o qual se converteu em uma das principais frentes de investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC, este por sua vez tendo se tornado o mais destacado instrumento da nova política de desenvolvimento do Governo Federal, no último mandato de Lula (2007 a 2010) e no atual mandato de Dilma (2011-2014), nos perguntamos: que implicações as novas dinâmicas ali instituídas, a partir de 2007, têm trazido para as condições, as relações e os conflitos do mundo do trabalho e para a dinâmica sindical? Na outra mão, que problematizações tais conformações prático-discursivas em torno do trabalho têm colocado para a nova questão do desenvolvimento? A partir da atual experiência de Suape, é possível se falar na instituição de novos parâmetros para as relações de trabalho, que indique um horizonte de superação do seu caráter predominantemente precário, ainda mais em uma região do país tida como historicamente periférica? Ou, ao contrário, se trata de novas formas de reprodução dessa condição?
Responsável: Roberto Véras de Oliveira

As Várias Faces do Bolsa Família: Um estudo qualitativo sobre o impacto do Programa Bolsa Família a partir da diversidade de perfis que compõem o seu público beneficiário

Pesquisa qualitativa de caráter comparado que objetiva analisar o impacto do Programa Bolsa Família na vida da população atendida, partindo da desagregação da categoria de ?público beneficiário? em 10 (dez) perfis distintos. Estudo conduzido na cidade de João Pessoa, PB.
Responsável: Rogério de Souza Medeiros

 


SUAPE e o Novo Desenvolvimentismo na perspectiva da Gestão Pública no âmbito Local: finanças públicas, crescimento econômico e equidade nos municípios de Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca e Moreno

 

O projeto versa sobre a problemática da gestão pública no âmbito local a partir de um estudo focado no Complexo Industrial Portuário de Suape, uma das principais frentes de investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC, instrumento central da nova política de desenvolvimento do Governo Federal. O objetivo da pesquisa proposta é o de verificar as implicações das novas dinâmicas ali instituídas, a partir de 2007, para as condições sociais, políticas e econômicas das populações dos municípios componentes do território estratégico no qual o Complexo está instalado, focalizando especialmente os municípios de Ipojuca, Cabo de Santo Agostinho e Moreno, procurando destacar de que forma o rápido crescimento populacional e econômico de algumas cidades do entorno de Suape vêm impactando nos investimentos em infra-estrutura e políticas sociais e interferindo nos padrões de formulação, execução, controle e avaliação das políticas públicas. Para tanto, será preciso verificar se o rápido e significativo aumento da atividade econômica da região vem permitindo uma gestão ambiental responsável e uma melhoria no desenvolvimento humano, na qualidade de vida e da renda da população destes municípios, buscando responder: em que medida o crescimento econômico promovido por Suape vem influenciando nos padrões de integração social e distribuição da renda de forma a promover o desenvolvimento com equidade? Estas questões, partidas da análise focada nas implicações locais, permitirão uma reflexão sobre os sentidos, os termos, os alcances e limites dos novos discursos e práticas inscritas na sob a égide da nova questão do desenvolvimento no país.

Responsável: José Henrique Artigas de Godoy


 

A Dinâmica da Subcontratação no Complexo SUAPE: Novo Desenvolvimentismo sob as velhas bases do Trabalho Precário?

 
Descrição: O projeto tem como objetivo estudar a dinâmica dos empregos gerados no complexo SUAPE tendo como foco as estratégias da subcontratação/terceirização. Mais especificamente, pretende-se estudar o padrão de emprego gerado pela cadeia de pequenos e médios empreendimentos instalados nos municípios circunvizinhos ao complexo de SUAPE e que servem, como subcontratados, às grandes empresas industriais em atividade naquele complexo. Qual a dimensão numérica desses empreendimentos? Em que atividades eles se concentram? Qual o seu impacto na qualidade dos empregos gerados? São tais empregos predominantemente formalizados? Qual o perfil sócio-econômico da força de trabalho ali empregada em termos de sua composição (sexo, faixa etária, grau de instrução) e de padrão ocupacional e de renda? Como se dá sua organização/representação coletiva? A partir da experiência de SUAPE é possível falar que o novo desenvolvimentismo porta a semente de um novo padrão de distribuição de renda no país?
Responsável: Márcia da Silva Costa