No próximo dia 17 de novembro de 2017 ocorrerá no Auditório II, da Central de aulas, do Campus I da Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa, o Seminário Etnografia e história comparada de movimentos de trabalhadores no campo e na cidade. O evento é mais uma iniciativa do Grupo de Pesquisa Laept e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS-UFPB) e ocorrerá na parte da manhã a partir das 9h.

O evento é gratuito e aberto a comunidade acadêmica e demais interessados. Na ocasião, além dos professores e alunos membros do Laept, teremos a honra de contar com a presença de dois, dos mais importantes pesquisadores, da antropologia do trabalho urbano e rural no Brasil, os Professores José Sérgio Leite Lopes e Moacir Palmeira, ambos da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Os professores farão uma exposição sobre temas que recobrem suas vastas experiências de pesquisa, além de informes sobre o andamento da pesquisa “Movimentos cruzados e histórias específicas de operários e trabalhadores rurais. Análise comparativa dos ciclos de greves iniciados pelos metalúrgicos de São Paulo e do ABC paulista e pelos canavieiros de Pernambuco no final dos anos 70” que vem articulando uma rede de pesquisadores da UFRJ, UFABC e UFPB (aqui coordenado pelos estudos do Prof Roberto Véras de Oliveira).


Saiba mais sobre os Palestrantes:

 


Moacir Palmeira. Possui Graduação em Ciências Políticas e Sociais (1963) pela PUC-Rio e Doutorado em Ciências Humanas (Sociologia) (1971) pela Université René Descartes, Paris. Possui ainda Pós-Doutorado e Livre Docência em Antropologia Política (2013) pela University of Manchester, Inglaterra. Em 1997. Foi Professor visitante do Centre de Sociologie Européenne, França, em 1976; da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em 1977; da Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (Paris-França) e da University of Manchester, em 1997; da Universidad Nacional de Córdoba, na Argentina, entre 1994 e 1999; e da Universidad Iberoamericana de México, em 2006. Fora da Universidade, foi assessor da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) entre 1978 e 1989 e diretor de Recursos Fundiários do INCRA, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (1985-1986). Como pesquisador, durante anos de 1970 e 1980, desenvolveu estudos sobre as transformações contemporâneas da plantation açucareira no Nordeste brasileiro e sobre as mobilizações camponesas nos anos que se seguiram ao golpe militar de 1964. É co-autor e organizador de livros importantes, referência na área, como, Impacto dos Assentamentos: Um Estudo sobre o Meio Rural Brasileiro (2004); e Política no Brasil: Visões de antropólogos (2006). Seus principais temas de estudo transitam entre os estudos sobre memória e lutas camponesas, assentamentos de reforma agrária e oposições sociais ao agronegócio, e antropologia da política dos rituais, representações e violência no Brasil. Desde 1975 é professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é Professor Titular e vinculado ao Programa de Pós Graduação em Antropologia Social (PPGAS) do Museu Nacional UFRJ e pesquisador do Conselho Nacional de Pesquisa Científica e Tecnológica (CNPq). → Acesse o site do Prof. Moacir Palmeira (PPGAS-UFRJ)

José Sérgio Leite Lopes. Possui Graduação em Economia (1969) pela PUC-Rio de Janeiro, Mestrado (1975) e Doutorado (1986) em Antropologia Social na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Fez pós-doutorado na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales de Paris (1988-1990). Foi professor visitante na Universidade Federal de Pernambuco (2003-2005). Tem experiência na área de Antropologia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: antropologia do trabalho e dos trabalhadores, meio ambiente e conflitos sociais, história social das ciências sociais relacionadas ao trabalho e antropologia do esporte. Coordena o Programa de Memória dos Movimentos Sociais (Memov), sediado no CBAE/UFRJ. Autor de livros importantes, referência na área, como O Vapor do Diabo: O Trabalho dos Operários do Açúcar (1976); A Tecelagem dos Conflitos de Classe Na Cidade das Chaminés (1988) e Memória e Transformação Social (2016); também é co-autor e organizador de: Mudança social no Nordeste: a reprodução da subordinação (estudos sobre trabalhadores urbanos) (1979); e Narrativas da Desigualdade; Memórias, Trajetórias e Conflitos (2013). Desde 1975 é professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é Professor Titular e vinculado ao Programa de Pós Graduação em Antropologia Social (PPGAS) do Museu Nacional UFRJ e pesquisador do Conselho Nacional de Pesquisa Científica e Tecnológica (CNPq). → Acesse o site do Prof José Lopes (PPGAS-UFRJ)


Saiba mais – artigos dos palestrantes:

 

PALMEIRA, Moacir. Memorial. Revista Maná: Estudos de Antropologia Social (PPGAS-UFRJ). Rio de Janeiro, Vol.20, nº 02, jan.ago. 2014.

PALMEIRA, Moacir. Feira e Mudança Econômica. Vibrant: Virtual Brazilian Anthropology (ABA), Brasília, vol. 11, nº 1, JanJun, 2014.

HEREDIA, Beatriz; PALMEIRA, Moacir; LOPES, José Sérgio Leite. Sociedade e economia do agronegócio no Brasil. Revista Brasileira de Ciências Sociais (Anpocs), vol. 25, nº74, nov.jun., 2010.

LOPES, José Sérgio Leite; PESSANHA, Elina; RAMALHO, José Ricardo. Esboço de uma história social da primeira geração de sociólogos do trabalho e dos trabalhadores no Brasil. Educação & Sociedade. Revista de Ciências da Educação (CEDES-Unicamp). Campinas, vol.33, nº118, jan.mar., 2012.

LOPES, José Sérgio Leite. Memória e transformação social: trabalhadores de cidades industriais. Revista Maná: Estudos de Antropologia Social (PPGAS-UFRJ). Rio de Janeiro, vol.17, nº 03, out.-dez. 2011.

ALVIM, Rosilene; LOPES, José Sérgio Leite. Vila operária e cidadania. Revista Sociologia e Política (UFPR), Curitiba, nº 2, 1994.

LOPES, José Sérgio Leite. Entrevista com Moacir Palmeira. Revista Horizontes Antropológicos (PPGAS-UFRGS). Porto Alegre, vol.19, nº39, jan.-jun., 2013.

LOPES, José Sérgio Leite; ALVIM, Rosilene. Uma autobiografia operária: a memória entre a entrevista e o romance. Revista Estudos Avançados (IEA-USP). São Paulo, 13, nº37, dez. 1999.