O Núcleo Nordeste para a constituição da Rede de Estudos e Monitoramento da Reforma Trabalhista (REMIR – Trabalho), vem reunindo pesquisadores e estudiosos do Trabalho com vistas a um acompanhamento crítico e sistemático sobre os desdobramentos da Reforma Trabalhista recentemente aprovada pelo parlamento brasileiro e sancionada pela Presidência da República.

Em síntese, aos que se posicionam sob tal perspectiva, se coloca o desafio de construir um diagnóstico da situação do trabalho no Brasil, tendo em vista a análise dos sentidos da Reforma (em seus aspectos econômicos, jurídicos, políticos e sociais), bem como, a identificação das principais mudanças em curso e aprofundadas por esse novo marco na regulação das relações de trabalho no país. Para tanto, o esforço tem sido voltado à elaboração de parâmetros comuns para o desenvolvimento de pesquisas, de modo a subsidiar uma posição crítica na disputa que vem sendo travada no debate público sobre os desdobramentos da referida Reforma.

Como importante ponto de partida consideramos o avanço já produzido por pesquisadores ligados ao CESIT (Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho) da Unicamp (Universidade de Campinas) e de outros parceiros que vem se integrando a esse esforço coletivo, como o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos).

Abaixo encontra-se o vídeo de lançamento do livro Dimensões críticas da Reforma Trabalhista no Brasil, organizado por José Dari Krein, Denis Maracci e Anselmo Luis dos Santos. Além desse material, estamos em constante atualização de textos e demais materiais bibliográficos relacionados com essa temática, que podem ser encontrados (para leitura e download) no menu acima. Clique, tenha acesso e compartilhe livremente.

 



Dossiê – Contribuição Crítica à Reforma Trabalhista (Cesit/IE/Unicamp) (2017)

Livro – Dimensões críticas da Reforma Trabalhista no Brasil (KREIN; MARACCI; SANTOS) (2018)